Regulamento Geral

REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES

Na 18° temporada as series serão compostas :

Serie A – 20 jogadores

Serie B – 30 jogadores

Serie C ilimitado.

BLITZ

Sera disputado em 14 etapas sendo uma etapa na terça as 22h00 e outra etapa no Sabado as 22h00.

Liberado para todos os jogadores da Liga Chess e convidados.

Os jogadores que não estejam disputando nenhuma serie da LIGA CHESS na temporada corrente garante vaga na serie C na temporada seguinte atingindo marca igual ou superior a 70% de presenças nas etapas realizadas.

Bonus de participação

Sera aplicado um bonus para os participantes das etapas BLITZ independente de sua colocação.

O objeto desse bonus é premiar os jogadores mais ativos de modo em que possam ter maiores chances de subir para a serie C na temporada seguinte.

Se ao final da temporada o jogador participou de:

100% das etapas – receberá 100 pontos adicionais.

50% das etapas – receberá 50 pontos adicionais

A sua porcentagem de presença nas etapas vai dizer a quantidade de pontos adicionais voce receberá ao final da temporada.

HELP DESK

Acesse o CANAL DE COMUNICAÇÃO AQUI.

Atualização de contato

A atualização de contato deve ser informada através do formulário CANAL DE COMUNICAÇÃO 72 horas antes do próximo emparceiramento.

Atualize seu contato AQUI

PATROCINADOR ( voluntario )

Anuidade R$60,00 2° Semestre/2017

Nesse momento a Liga Chess é uma entidade enxadrista que visa divulgar o esporte/arte/ciência em todo território nacional.

Temos um custo para manutenção da Liga Chess e por isso optamos por isso usar o patrocínio individual como uma das formas de levantar os recursos financeiros necessários.

Como patrocinador o jogador tem direito:

  • Solicitar analise das suas partidas na Liga Chess.
  • Participar do conselho LIGA CHESS.
  • Ser afiliado em produtos da LIGA CHESS e receber comisão pelas vendas realizadas pelo link personalizado.

Taxa de analise ( Para quem não é PATROCINADOR )

A Liga Chess é uma competição de xadrez online gratuita, onde todos podem participar. Porem, devido aos custos de manutenção e ao trabalho em alguns processos a analises de partidas serão gratuita somente para quem nos ajudar estando com as anuidade em dia. Caso um jogador queira que sua partida seja analisada e não esteja com anuidade em dia sera cobrado o valor R$30,00 por partida a ser analisada.

Mas, não pense que as partidas não estão analisadas… a qualquer momento voce pode ser convocado pela comissão para realizar um match em conferencia.

Artigos

ART. 1º – A LIGA CHESS É UMA ENTIDADE QUE RESPEITA AS REGRAS DO XADREZ E DE COMPETIÇÕES REGIDAS PELA FIDE E DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES.

ART. 2º – A INSCRIÇÃO EM QUALQUER EVENTO DA LIGA CHESS, SE PRESSUPÕE QUE O MESMO, CONHEÇA TODOS OS ARTIGOS E ADENDOS DESTE REGULAMENTO.

ART. 3º – O APLICATIVO OFICIAL DA LIGA CHESS, PARA AMBIENTE VIRTUAL: PLANETA DO XADREZ / CHESSOK, E COMO OPCIONAIS OS APLICATIVOS LICHESS.ORG E CHESS.COM.

ART.4º – CASO UM ADVERSÁRIO SE RECUSE A JOGAR PELOS APLICATIVOS OPCIONAIS, DEVERÁ SER UTILIZADO O APLICATIVO OFICIAL, E ONDE OS QUE NÃO POSSUEM ACESSO, DEVERÁ FAZÊ-LO EM TEMPO HABIL DA RODADA/COMPETIÇÃO.

ART. 5º – AS COMPETIÇÕES OFICIAIS E SEUS RESPECTIVOS FORMATOS E RITMOS, SÃO:

  1. COPA LIGA CHESS:
    • FORMATO COPA DO MUNDO;
    • SISTEMA DE GRUPOS COM MATA-MATA OU SOMENTE MATA-MATA;
    • TEMPO DE PARTIDA: 10´+5” KO;
    • DURAÇÃO DE 7 A 8 SEMANAS.
  2. SÉRIE A:
    • 7 RODADAS NO SISTEMA SUÍÇO;
    • 2O PARTICIPANTES;
    • TEMPO DE PARTIDA: 15´+10” KO;
    • DURAÇÃO DE 7 SEMANAS.
  3. SÉRIE B:
    • 7 RODADAS NO SISTEMA SUÍÇO;
    • 3O PARTICIPANTES;
    • TEMPO DE PARTIDA: 15´+10” KO;
    • DURAÇÃO DE 7 SEMANAS.
  4. SÉRIE C:
    1. 7 RODADAS NO SISTEMA SUÍÇO;
    2. N° ILIMITADO DE PARTICIPANTES;
  5. TEMPO DE PARTIDA: 15´+10” KO;
  6. DURAÇÃO DE 7 SEMANAS.
  1. BLITZ:
    1. 14 ETAPAS, SENDO DUAS POR SEMANA.
    2. PARTICIPANTES: Nº DEFINIDO PELOS INSCRITOS;
  • TEMPO DE PARTIDA: 5´+2” KO;
  1. DURAÇÃO DE 7 SEMANAS.
  1. TORNEIO FEMININO;
    1. 5 RODADAS NO SISTEMA SUÍÇO;
    2. PARTICIPANTES: Nº DEFINIDO PELOS INSCRITOS;
  • TEMPO DE PARTIDA: 15´+10” KO;
  1. DURAÇÃO DE 5 SEMANAS.
  • PARÁGRAFO ÚNICO – A LIGA CHESS, se reserva no direito de fazer outros tipos de eventos, onde estes respeitaram esse REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES, somente sendo independentes em seus formatos, ritmos e locais.

ART. 6º – A LIGA CHESS APLICARÁ OS SEGUINTES DESEMPATES:

  1. Para Séries que forem realizadas no Swiss Manager:
    1. Confronto Direto;
    2. Milésimo Mediano com Corte dos Melhor e Pior Resultado;
    3. Milésimos sem Corte;
    4. Maior Número de Vitórias (sem incluir pontos por W.O.);
    5. Maior número de Partidas com Peças Negras.

 

Para Copa:

  1. Quando na Fase de Grupos:
    1. Confronto Direto (somente com na mesma faixa de pontos);
    2. 2 Partidas Extras no Ritmo de 5´+2”;
    3. 2 Partidas Extras no Ritmo de 3´+2”;
    4. Uma única Partida com o Ritmo de 1’+2” com sorteio de cores, feita pelo admin.
  1. Quando na Fase Mata-Mata
    1. 2 Partidas Extras no Ritmo de 3´+2”;
    2. Uma única Partida com o Ritmo de 1’+2” com sorteio de cores, feita pelo admin.

ART.7º – A PONTUAÇÃO QUE A LIGA UTILIZARÁ, SERÁ ( Para Jogador )

  1. Para às Séries A, B, C:
    1. 3 pontos vitória;
    2. 1 ponto empate;
    3. 0 ponto para derrotas.
  1. Para o Torneio Feminino e Copa:
    1. 3 pontos vitória;
    2. 1 ponto empate;
    3. 0 ponto para derrota.

ART. 8º – PONTUAÇÃO APLICADA NAS PARTIDAS ( Para Arbitro ):

  1. 1-0 – Vitória Brancas, com postagem de pgn;
  2. 0-1 – Vitória Negras, com postagem de pgn;
  3. ½-½ / =-= / 0.5-0.5 – Empate, com postagem de pgn;
  4. + – – – Vitória Brancas por W.O.:
    1. Jogador de Negras não responde, em tempo hábil;
    2. Sai do Grupo ou da mesa, sem justificativa;
  • Se recusa por jogar no APP Oficial, caso não se chegue a um acordo amigável entre os jogadores.
  1. – – + – Vitória Negras por W.O.:
    1. Jogador de Brancas não responde, em tempo hábil;
    2. Sai do Grupo ou da mesa, sem justificativa;
    3. Se recusa por jogar no APP Oficial, caso não se chegue a um acordo amigável entre os jogadores.
  1. – – – – W.O. Duplo:
    1. Ambos jogadores não respondem, em tempo hábil;
    2. Ambos Saem do Grupo ou da mesa, sem justificativa;
    3. Ambos se recusam por jogar no APP Oficial e nos opcionais.
  1. 0 – 0 – Derrota Dupla:
    1. Ambos jogadores respondem, mas não cumprem o combinado mutuamente;
    2. Ambos os jogadores não entrem em acordo quanto o agendamento da partida.
    3. Ambos Jogadores, desrespeitam o ADMIN RESPONSÁVEL pelo Confronto, ainda é aplicável outras sanções constantes nesse REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES;

ART. 9º – DAS EXCLUSÕES DOS TORNEIOS/REBAIXAMENTO:

  1. Por W.O.:
    1. 2 W.O. Seguidos ou Alternados;
  2. Por Punição Técnica:
    1. 3 cartões Amarelos Seguidos ou Alternados;
    2. Por se pego utilizando artifícios externos, que o favoreçam: Uso de Engine (Soft, Programas, similares) / Uso Livros ou Consulta a terceiros.

ART. 10º – ACUSAÇÃO/SUSPEITA:

  1. Atitudes suspeitas de Engine:
    1. As acusações de uso de programas, devem ser feitas via HELP DESK, e em sigilo
    2. Caso a reclamação seja improcedente, apenas será informado ao reclamante.
    3. Somente o jogador da mesa pode solicitar analise após abrir HELP DESK e pagar a taxa.
  • Caso a acusação seja julgada procedente, será o acusado informado em privado, e será solicitado ao acusado a exercer seu direito de defesa.
  • Em caso do acusado ser menor de idade sera informado o responsável legal do ocorrido.
  1. Somente quando o acusado for afastado, os pontos ganho pelo usuário de soft serão revertidos aos seus adversários que por ventura tenham sido derrotados.
  2. O resultado, da analise sairá de 15 dias corridos.
  3. Todo jogador está sujeito a análise de suas partidas.
    1. Denúncias de partidas amistosas também serão analisadas pela comissão anti-engine.
  • Informações como rating FIDE, rating de Clube de Xadrez, participações em torneio presenciais fazem parte da defesa do jogador.
  • Ao analisar uma partida os dois jogadores estarão em análise.
    1. Caso o denunciante seja considerado suspeito de engine, será solicitado ao jogador que prove sua força no tabuleiro junto com a acusado.
    2. Caso um ou ambos dos jogadores não consigam provar sua força no tabuleiro mediante informações coletadas no item 10º.a).VII, este será excluído do roll de jogadores da Liga Chess conforme item 10º.a).IX.
  1. Caso um ou ambos os jogadores não consigam provar sua força no tabuleiro, este será excluídos do roll de jogadores da LIGA CHESS pelo período de 2 temporadas completas.
  2. Conheça as fases de analises:

    1. 1° Fase – Após receber a PGN a comissão tem o prazo de 48 horas para deliberar sobre a análise da PGN.
    2. 2° Fase (Defesa do Acusado) – Se a comissão determinar que o jogador é acusado, ele será convocado a fazer um match com tempo variado. Nessa etapa ele precisara gravar o ambiente onde seja possível visualizar a tela do celular ou pc e verificar se não há ninguém auxiliando ou se não há nenhum auxilio de programa do pc ou celular.
  • Suporte de defesa

    – Nessa fase o jogador precisará levantar as informações do item 10º.a).VII e realizar o match do item 10º.a).X.ii, sendo necessário para comprovar a veracidade da partida: – gravação em 3° pessoa com som ambiente, onde seja possível verificar a tela do pc e/ou do celular juntamente com o ambiente onde esta sendo realizado a partida;

  1. Caso não seja visto nenhum tipo de anomalia, o processo para e a partida é considerada como partida válida.
  2. Acusação de engine publica que levem o jogador a chacota será aplicado cartão amarelo em caso de reclamação formal.

ART. 11º – FORMAS DE ACESSO NA 17° TEMPORADA

  1. SÉRIE A – Rebaixa 05 jogadores para Serie B.
  2. SÉRIE B – Promove 05 jogadores para serie A e rebaixa 10 jogadores para serie C
  3. SÉRIE C – Promove 10 Jogadores
  4. BLITZ – SOBE TODOS JOGADORES COM PARTICIPAÇÃO SUPERIOR OU IGUAL A 70% DAS ETAPAS
  5. A COPA CHESS
    1. Serie A: 2 vagas para os finalistas
    2. Serie B: 2 vagas para os semifinalistas

PARÁGRAFO ÚNICO: As vagas adquiridas pela COPA CHESS subtraem as vagas de acesso nas series.

ART. 11º – CÓDIGO DE ÉTICA:

  1. INTRODUÇÃO – A LIGA CHESS é uma competição online de xadrez sem fins lucrativos. Visando a boa convivência entre os demais membros (jogadores, gestor, árbitros), foi elaborado o presente Código de Ética, o qual será aplicado em sua totalidade quando se fizer necessário.
    1. O Gestor, árbitros e auxiliares são pessoas voluntárias que doam seu tempo e intelecto para o desenvolvimento do melhor jogo de tabuleiro na versão online.
    2. Para a manutenção do ambiente saudável, segue abaixo os Artigos que visam garantir de forma justa sem cunho pessoal o mínimo possível da civilização moderna, a saber O RESPEITO MÚTUO.
  2. DAS PROIBIÇÕES:
    1. Uso de palavras e gestos de baixo calão – Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – E para garantir o bom andamento da Liga Chess em suas diversas séries, fica expressamente PROIBIDO o uso de quaisquer palavras de baixo calão ou quaisquer palavras que tenha a intenção de ofender a moral ou qualquer tipo de discriminação do enxadrista.

PARÁGRAFO SEGUNDO Também será proibido discussões, sobre orientação sexual, política partidária ou insinuação de caráter racistas.

  1. DAS PUNIÇÕES – Como elemento de punição a Administração da Liga adotara os seguintes critérios:
    1. Advertência;
    2. Exclusão e;
  • Banimento.
  1. Punição para Uso de palavras de baixo calão
    1. Qualquer pessoa que for flagrada ou denunciada com provas praticando as proibições acima descritas será penalizada as seguintes formas:
      1. Primeira incidência – Advertência será aplicado na primeira punição.
      2. Reincidência – A Exclusão será aplicada se o enxadrista acumular 3 incidências durante a temporada, sendo que a terceira culminara com sua Exclusão.
      3. Quando ao Banimento, ocorrerá nos casos de comprovação de uso de programas para auxiliar nos jogos oficiais, ou em outra ocorrência que a administração julgar gravíssima.
  1. DURAÇÃO DAS PENALIDADES – As penalidades Advertência e Exclusão, terão a validade da temporada em andamento, ou seja, no término da temporada os jogadores punidos estão aptos a disputar a para a temporada seguinte.
  2. EXCLUSÃO POR ADVERTENCIA: duração mínima de 1 temporada
  3. EXCLUSÃO POR USO DE ENGINE: duração mínima de 2 temporadas

PARAGRAFO PRIMEIRO – As advertências recebidas no período de intervalo entre uma temporada e outra serão acumuladas com as recebidas durante a temporada seguinte e serão zerados somente do término da próxima temporada.

PARAGRAFO SEGUNDO – As incidências resultarão em exclusão do enxadrista da temporada.

PARAGRAFO TERCEIRO – A comissão de ética irá avaliar o período em que o jogador permanecerá excluído, o que de pronto será tornado público.

  1. DO BANIMENTO – será aplicado apenas nos casos extremos, onde não restar dúvidas sobre a conduta ilegal do enxadrista, após lhe ser concedido seu direito de defesa. Não vale apenas a negativa do cometimento da ação ilegal por parte do acusado, como elemento de inocência.
  2. Esse Código de Ética também se aplicará a todos os que fazem parte da Liga, independente da função voluntária que ocupa.

ART. 12º – AGENDAMENTO:

  1. Agendamento da Partida: Todas as rodadas terão início na segunda-feira de cada semana.
  2. ATENÇÃO:  Caso os jogadores não entre na mesa dentro do prazo sera aplicado wo para ambos jogadores
  3. Partida que não forem agendadas na MESA não serão validadas.
  4. Prazo para entrar na mesa termina na terça feira as 23h59.
  5. Condição 01: Se após o horário das 23h59 da quarta-feira ninguém se manifestar na mesa (grupo) ambos os jogadores receberam WO.
  6. Condição 02: Uma vez agendado a partida. Chegado o dia e a hora marcada, quem não aparecer sem se justificar antecipadamente receberá WO. O Jogador deve sinalizar na mesa que esta online no horário combinado.
  7. Favor atentar a hora exata do agendamento. Caso alguém faça o agendamento usando o termo a partir de 18h00, por exemplo ou entre 18h00 e 19h00 será valido como agendamento a hora menor que nesse exemplo são as 18h00.
  8. Condição 03: Uma vez agendado a partida. E não sendo possível a sua realização. E os jogadores não entrarem em comum acordo para nova data e hora. O árbitro da partida irá se valer da Condição 02 para validar o resultado da mesa.
  9. Condição 04: (FAIR PLAY) Uma vez agendado a partida e havendo aviso antecipado. E não sendo possível a sua realização. Os jogadores entram em acordo com nova data e hora para realização da partida. Porém, caso essa segunda partida não se realize devido a ausência de um dos jogadores (justificadas ou não) o arbitro da mesa tem a prerrogativa de validar o ponto para quem estiver presente no reagendamento. Lembrando que o jogador não é obrigado a aceitar o reagendamento das partidas, mas dentro do possível buscamos que as partidas sejam realizadas.
  10. Tempo de espera para solicitar wo é de 15 minutos ou seja o tempo da partida.
  11. Ao propor o agendamento os jogadores precisam sugerir pelo menos 3 opções de data e hora diferentes para que a partida seja realizada. Não será considerado como agendamento horários somente em um determinado período do dia. Exemplo: Posso jogar somente de madrugada ou Posso jogar somente a noite.
  12. Caso um jogador ofereça horários somente em um período do dia, por exemplo, somente a noite após as 20h00. O arbitro da mesa deve intermediar se valendo da hora media entre as sugestões.
  13. HORA MEDIA: se um jogador pode jogar somente as 20h00 e outro pode jogar somente as 18h00. Não havendo acordo entre as partes o arbitro irá determinar que a partida aconteça na HORA MEDIA, ou seja, no Horario do centro entre as sugestões. Que nesse exemplo a partida acontecerá as 19h00.

Art. 13º: VALIDAÇÃO DAS PARTIDAS:

  1. Ao término de cada partida jogada, um dos jogadores deverá informar o resultado enviando o pgn na mesa.
  2. Caso haja queda da conexão, e o tempo do jogador se exaurir, a partida terminará com a vitória do adversário que permaneceu conectado,
  3. Casos em que o aplicativo de a opção de encerrar a partida em caso de queda de conexão, a responsabilidade é toda do jogador. Lembrando que o app Oficial da Liga Chess caso haja queda de conexão o tempo continua caindo ate zerar, dando tempo para quem caiu voltar e dar continuidade na partida.

ART. 14º: CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  1. Desistentes de qualquer serie precisarão refazer a inscrição para jogar a série C na temporada seguinte.
  2. Ao entrar na Liga Chess voce esta nos autorizando a divulgar seu contato/whatsapp para facilitar a comunicação entre os jogadores.
  3. O rating inicial da Liga Chess é 1800, e é calculado no programa swiss perfect ou swiss mananger de acordo com o torneio.
  4. ATENÇÃO: Em caso de não conseguir realizar sua partida, avise ao arbitro da mesa que irá dar o ponto para o adversário e computará derrota para você. Dessa forma você não recebera WO por parte da organização.
  5. Jogador com o 3° cartão amarelo por mal comportamento serão excluídos do rol de jogadores da Liga Chess – ART. 14º.d).
  6. Punição para Atitude Antidesportiva:
    1. CARTÃO AMARELO será aplicado em caso de punição por atitude antidesportiva ou mal comportamento com base no código de ética.
    2. Acumulado 3 cartões amarelos o jogador é expulso da temporada e fica proibido de participar das competições organizadas por essa diretoria pelo período de 01 temporada.
  7. Cartões:
    1. Cartão Amarelo: Punição Leve – Causar brigas e desavenças com outros jogadores que participem da LIGA CHESS ou com um de seus organizadores.
    2. Cartão Vermelho: Punição Pesada – Se a agressão contra outro jogador ou organizador for considerada grave pela comissão julgadora, o mesmo será expulso da liga.
  • Se o jogador for pego usando engine na partida, o jogador será expulso da LIGA CHESS. Sendo obrigado a cumprir suspensão automática de 2 temporadas.