Regras War Liga Chess
WAR LIGA CHESS
Objetivo: Cada time terá um objetivo determinado antes de começar a rodada. Esse objetivo será conquistar determinados territórios no mapa mundi desenhado especialmente para o WAR CHESS.
Ritmo: 10ko (sem acréscimo)
Requisitos: ter de 3 a 7 equipes de ate 10 jogadores de xadrez cada.
Equipes: Cada equipe é formada por ate 10 jogadores de xadrez na rodada inicial. Sendo 1 capitão e 1 vice capitão e os demais soldados.
Modo de disputa: Com as equipes formadas será sorteada a ordem de cada uma dentro do turno.
Turno: Cada turno da o direito da equipe movimentar todos os seus soldados.
Cada soldado por andar ate 5 casas dentro do mapa mundi e atacar ate 3 inimigos no seu turno caso ele não morra no combate.
O turno de cada equipe tem a duração de 24h00.
No momento em que termina o turno da 1° equipe na ordem do sorteio, inicia o turno da 2° equipe e assim por diante ate que todas as equipes tenham feito os seus movimentos e realizados os seus ataques.
Modo de Batalha
Em cada turno os soldados da equipe podem se mover por ate 5 casas em qualquer direção. Desde que as casas estejam vazias. Caso as casas estejam ocupadas por soldados inimigos ou insurgentes. Começa nesse momento o ataque.
App de jogos
Padrão: Planeta do xadrez
Opcionais: lichess e chess.com
Diário de Guerra: Todos os movimentos de cada soldado da equipe devem ser registrados no diário de guerra. Com a finalidade de expor os seus movimentos.
Acesse aqui o Diario de Guerra
Como escrever no Diario de Guerra: Após finalizar o turno o capitão ou alguém indicado por ele deve indicar os movimentos realizados no diário de guerra.
Exemplo: Soldado 03 avançou na casa 4 Europa oriental ( cor verde ) e assim por diante. Em caso de batalha. informar qual casa houve a batalha e o status da batalha, se houve a batalha ou se esta aguardando adversário. A validação da batalha devera ser por meio de PGN.
Cor das peças
O desafiante joga de brancas
O defensor joga de negras
Empate: Não haverá empate na partida que definirá a disputa do território. Caso a partida de 10ko termine empata a partida de desempate deve acontecer imediatamente com as cores opostas no tempo de 1ko.
Ataque (jogador de brancas): O ataque começa quando você entra numa casa ocupada por soldado inimigo ou por um insurgente. Nesse momento inicia uma batalha no tabuleiro para definir quem fica com a posição no mapa mundi.
Defesa (jogador de negras): A defesa da casa acontece quando você esta na casa, e o soldado inimigo há ocupa. Nesse momento inicia uma batalha no tabuleiro para definir quem fica com a posição no mapa mundi.
Fulgir da batalha: Cada jogador pode fugir do confronto ate 5 vezes durante o jogo. Sendo obrigatório abandonar a casa ocupada, tendo que escolher uma casa vizinha para ficar.
Morte: Um soldado é morto em combate quando ele ataca ou defende a posição no mapa mundi e sai da partida derrotado. Com isso a equipe perde 3 pontos e soldado fica off line ate que o capitão compre os medicamentos para o coloca-lo na partida imediatamente a partir da base da equipe.
Inimigos: Os inimigos são todos aqueles que não fazem parte da sua aliança.
Insurgentes: São civis que entraram na batalha com a finalidade de conquistar a liberdade do seu território.
Alianças: Os exércitos podem formar alianças com outros exércitos ate o momento em que restarem apenas os dois exércitos no mapa mundi.
Desfazendo a aliança: A aliança é obrigatoriamente desfeita no momento em que restarem somente os exércitos que a compões.
Cada exercito fica com os soldados que adquiriram em batalhas.
Observação: Em cada batalha a equipe ganha e perde pontos que podem ser trocados por novos soldados ou por remédios que tragam os soldados feridos de volta na batalha. A formação da aliança não vai mudar o sistema de captação de pontos.
Uma vez formado a aliança e só será desfeita no momento em que os demais exércitos forem exterminados do mapa mundi.
Durante a formação da aliança, nenhum dos exércitos membros pode exigir a vitória na War Chess por ter alcançado seus objetivos.
O objetivo da criação da aliança é a exterminação dos exércitos inimigos.
Capitão: O capitão é o líder do exercito que responde para a ONU (orientador) os passos de cada soldado.
Vice Capitão: É o jogador que vai assumir a posição do capitão imediatamente em caso de derrota do mesmo. Devendo reportar-se a ONU (orientador)
Exércitos: É aconselhável que cada time organize um grupo no whatsapp com a finalidade de definirem a estratégia durante a guerra.
Território: É considerado um território tomado quando não há nenhum exercito inimigo ou insurgente dentro do limite daquele território no mapa mundi.
Fim da Guerra (fim do jogo)
A guerra termina:
Quando um dos exércitos alcançar o objetivo;
Quando termina o prazo pré-determinado para concluir os objetos (ver critérios de desempate abaixo);
Quando resta somente um exercito ativo no mapa mundi;
Critérios de Desempates
O critério de desempate será usado somente em caso de terminar o prazo pré-determinado para a duração da guerra.
Cada soldado vivo soma 5 pontos.
Cada território ocupado soma 20 pontos
Cada objetivo alcançado soma 50 pontos.
Esses itens serão somados aos pontos restantes conquistados pelo time durante a guerra.
Pontuação:
Vitoria: +3 pontos
Derrota: -3 pontos
Esses pontos podem trocados por:
Acumular 05 pontos: Ganha direito de ressuscitar imediatamente um jogador do time
Acumular 10 pontos: Ganha direito de convidar um jogador extra da SUB1800
Acumular 15 pontos: Ganha direito de convidar um jogador extra da SUB2000
Acumular 20 pontos: Ganha direito de convidar um jogador extra da SUB2200
Será usado o rating interno da Liga Chess para determinar quem poder ser convidado.